Sempre fazemos listas e balanços no final do ano. Não sou diferente, estou fazendo a minha, aliás, a do blog.

Em 2009 o blog se "profissionalizou", ou melhor, ganhou cara de adolescente, já que ainda falta para ser gente grande. Saiu o www.papocatarinense.blogspot.com (clicando você é redirecionado) para a entrada do www.papofc.com.br. Ideia e sugestão do meu guru internético, amigo, e jornalista de fato, Alexandre Gonçalves, que também criou o RockSC.com.br.

Um novo layout com três colunas, a definição das cores baseadas na bandeira de Santa Catarina. Mas ainda falta o logo, aliás, já foi encomendado, mas como o preço é alto está demorando a sair.

Em 2009 também nasceu meu filho, meu guri, o Théo. O mais legal é ser reconhecido como Pai do Théo, como disse o Fejaum no bluecast e no dia do lançamento da campanha Um Só Coração.

Parceiros

As parcerias, que foram muitas, se consolidaram ainda mais. Bons blogueiros passaram a fazer parte da minha leitura diária, assim como faço nos sites esportivos. Destaco, se é que os outros não vão ficar com ciúmes, o Rodrigo Santos, de Brusque. Narrando a Copa SC pela Rádio Cidade e interagindo pelo Twitter com os blogueiros e o Fim de Jogo, totalmente inovador.

Além dele, também apareceram aqui o Rafael Petry, Guto Atherino, Diego Simão, Luiz Alano, Israel Córdova, Fábio Machado, Carmelo Cañas, Artur de Bem (esse de longa data), Vandrei Bion, Roberto Silva (o homem dos gols, o resto é imitação), Adriano de Assis, Rodrigo Braga, Felipe e o grande VidAvaí, Herciloucos, Carlos Amorim (o cara das fotos e risadas), Castiel e o novo Foto Flagrante. E ainda muitos outros que foram linkados e creditados como manda o meu manual de ética.

Profissional

Definitivamente foi o ano da minha afirmação sobre que sentido eu quero pra vida. Tive oportunidades, muitas, e todas, acredito, foram aproveitadas. Conheci bastante gente, inclusive o Schumacher. Fui pra Ressacada, sonhei antes, senti aquele frio na barriga que tem o gosto de uma Cachaça do Iega (a minha preferida, aceito de presente).

Números

Infelizmente não sei quando coloquei o contador, mas semana passada batemos as 25 mil visitas e mais de 32 mil page views. Pra mim é um número fantástico. Principalmente por saber da qualidade dos leitores, esses que estão aí todo dia, como a minha mãe.

Teve gente de 63 países diferentes e 199 cidades do Brasil que apareceram por aqui, graças ao oráculo maior, o santo Google.

Um livro

Essa é a minha meta para 2010. Aliás, para junho de 2010. Não será só um trabalho de conclusão de curso, mas uma porta que eu vou arrombar na porrada. O trabalho já começou, está engatinhando, mas o bixo pega a partir do dia 5 de janeiro. Alguns já sabem o que é, mas por enquanto eu deixo em sigilo.

Bom 2010 para todos nós.