Por Roberto Rivelino Ezequiel

No próximo domingo, dia 27, um grande espetáculo acontecerá no Estádio Orlando Scarpeli. Com presença confirmada de mais de 15 mil espectadores, o grande duelo terá a participação de dois dos melhores clubes da Série A 2011, sendo de um lado o time com melhor aproveitamento (62%) e líder do campeonato, o Corinthians, e do outro o time sensação, o Figueirense, que desenvolve a segunda melhor campanha do returno, ficando atrás apenas do Fluminense.

Esta será a partida que poderá definir o campeão do Brasileiro 2011, dando ao Corinthians o seu quinto título nacional. Para isto, o visitante terá que vencer o Figueirense e torcer por uma vitória do Fluminense, que receberá o Vasco em um grande clássico que acontecerá no Engenhão.

Para a conquista do pentacampeonato, o Corinthians terá que superar a força do Figueirense que, possivelmente, contará com o retorno de Maicon e Julio Cesar. Ambos estão em fase final de tratamento. Além disso, estará em campo o maior artilheiro alvinegro e ícone da paixão dos torcedores: Fernandes.

Será uma partida épica, que poderá definir o campeão da edição do Campeonato Brasileiro de Futebol mais disputada dos últimos tempos. Hoje, a duas rodadas de seu fim, 2 pontos separam o líder do vice-líder. Caso o time visitante, não consiga a vitória e nem o empate, o anfitrião poderá chegar à disputa do maior clássico catarinense, na última rodada, na quarta colocação, a qual garante uma vaga na Libertadores 2012. Porém, caso a vitória do Figueirense não ocorra, a atual quinta colocação poderá ser trocada por até uma amarga 9ª colocação.

O histórico de disputas entre Corinthians e Figueirense favorece a equipe paulista, que jamais saiu do Scarpeli sem pontos na bagagem. Das sete partidas disputadas, duas foram vencidas pelos paulistas e as outras cinco terminaram em empate.

Em meio a uma possível invasão corintiana, Jorginho se prepara para o mais importante dos seus 45 jogos no comando do Figueirense. Esta será a 46ª partida dirigida por Jorginho e sua 2ª contra o Corinthians.

O retrospecto negativo para o Figueirense demostra não ser um grande problema, já que por duas vezes neste campeonato, como visitante, quebrou tabus somando seis pontos. Agora, é necessário apenas mostrar a capacidade da equipe e quebrar mais este tabu estragando a festa dos corintianos no Orlando Scarpelli.

O Figueirense depende apenas de suas forças para alcançar à Libertadores. Hoje, esta garantido na Sul-Americana, porém, o gosto da Libertadores foi colocado na boca dos torcedores, que já sonham com grandes jogos internacionais acontecendo no Estreito. Terminar o campeonato entre os quatro primeiros, agora, é questão de honra!
Portanto, para os apreciadores de um belo futebol, não percam o partidão deste domingo, será cardiacamente perigoso, mas promete ser espetacular.

Grande abraço, leitores do Papo F.C.